segunda-feira, 11 de agosto de 2014

creditos: http://tonaneurose.wordpress.com/2014/03/28/hora-de-rpg/
A partir de D&D, muitos outros sistemas foram criados e deles histórias e mais histórias moldaram o nosso conhecimento cultural pop.
E o que isso tudo tem haver com Hora de Aventura? Caraca, sacou não? Hora de Aventura, em sua ideia original e em sua maioria quase absoluta de episódios têm pesadas referencias a todos os momentos possíveis para se viver em uma aventura de RPG, resgatar princesas, derrotar feiticeiros do mal e até mesmo ter O Lich como inimigo (sério cara, quem joga RPG já deve ter tido pelo menos UM como seu inimigo, se não tiver é por que estava jogando como um). Vamos começar a mostrar algumas referencias no desenho que claramente estão baseadas em RPG e mais tarde em outros estilos de jogos, até mesmo digitais: Em D&D nós escolhemos para nossos personagens algo que se chama tendência ou “alinhamento” que consiste em dizer se você é bom, mau ou neutro e leal, caótico ou neutro. Quando um personagem por mais que a interpretação seja livre, se o seu personagem for mau, mas ficar tomando decisões neutras ou bondosas ele vai começar a perder pontos de experiência, sofrer penalidades do mestre até trocar o alinhamento dele. E olhem essa cena no reino de fogo:
“Então a princesa de fogo é má, ou tipo caótica neutra?”
“Ela é má.”

“Mas você não acha que se um cara realmente bom gostar dela, ela poderia mudar para boa?”
“Ela receberia penalidades na experiência por agir fora do alinhamento.”
E não somente essa referencia, observe a logo da terceira edição de D&D:
Já viu isso em algum lugar né? É rapaz…
A logo de The Legend of Zelda também foi uma boa referencia:
Um dos momentos em que isso fica mais claro é na abertura, é uma maneira bem clássica de se apresentar seu personagem em uma narrativa de RPG. Supondo que eu tenha um ladino elfo chamado Vilka, a sua apresentação seria: Vilka, O Elfo… Então?
“Jake, The Dog and Finn, The Human”.
É rapaz… VALT OF BONES! Que coisa linda cara, referencia direta de D&D, explorar um calabouço ver se existe um grande inimigo lá, caçar tesouros, encontrar itens, procurar uma chave para um baú, descobri um grande mal, usar poderes e investigar. Quer mais? Esse episódio foi uma bela sátira a uma aventura de RPG. E ainda teve o impossível dentro de uma aventura, um casal.
Durante todo o calabouço Finn pede para que antes de lutar a princesa de fogo intimide os inimigos (monstros) primeiro, algo muito usado em D&D para evitar batalhas e ainda ganhar o que quer.
Dungeon train é um ótimo exemplo, vejam que existem dois tipos de filhos virtuais do RPG clássico bem referenciados nesse episódio, um é o Dungeon Crawler, um modo de jogo de rpg em primeira pessoa que você anda por estreitos calabouços, sem ter total noção do que lhe espera além daquilo, como Phantasy Star 1 e 2, Might and Magic dentre outros que fizeram maior sucesso na década de oitenta e noventa. Outro estilo é o famoso MMORPG, um dos estilos, por mais triste que seja, mais reverenciados de rpg atualmente e que se diferencia pelos itens chamativos e efeitos visuais constantes.

Phantasy Star 1
Might and Magic X Legacy
Logo no começo do episódio Finn ao entrar no calabouço (trem) ele encontra uma criatura cheia de itens estranhos, mata-a e ganha um saque (em inglês Loot). Fora isso, o tempo lá dentro passa muito rápido como num rpg online e o Jake ainda diz, “sei lá é tudo sempre tão repetitivo aqui dentro. É meio entediante.”
Jake começa a tomar lugar de um sidekick nesse episódio, ele se torna apenas um burro de carga. Uma referencia até a O Senhor dos Anéis com o Sam e o Frodo. Mas algo começou a preocupa-lo sobre o Finn, a continuidade no calabouço estava estranha e o Finn claramente recebeu um grande Mal. Ele se viciou. Já não importava o quanto as coisas estavam repetitivas, ele precisava jogar por que sim!
Mas no Finn das contas deu todo certo e o Finn abdicou de seu vicio. Em “Wizard Battle” podemos ver um Crawler sendo invocado de outro plano, esse mesmo é bastante semelhante a um antigo monstro do DnD.
Adventure Time Crawler
DnD Crawler
Card Wars, alguém já ouviu falar de Magic the Gathering, Pokémon Trading Card Game ou Yu-Gi-Oh? Pois é, são jogos de carta bastante famosos na atualidade e em boa parte tiveram sua origem no RPG. E por que eles ficariam de fora de receber uma homenagem da nossa querida animação?
Card título
A espada do Finn é baseada na espada dos Seraph, do jogo Heroes of Might and Magic 5, servos da civilização “Heaven” que tem como maiores inimigos a civilização dos demônios. A espada e roupas do Seraph são vermelhas por conta da quantidade de sangue de seus inimigos derramados nas batalhas por suas mãos.
Demon’s Blood Sword
Arcanjo
Seraph
O episódio “Dungeon”, “What have you done” e “Dad’s Dungeon” receberão uma publicação somente para eles.   Por enquanto é só galera! Aguardem a próxima matéria e deixem ai seus comentários, notou mais alguma coisa, acha que tô viajando, concorda, deixa ai!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário